Notícias

25-10-2017

MULTI, o primeiro elevador sem cabos da thyssenkrupp Elevator, vence o German Design Award

O inovador MULTI acabou de vencer o German Design Award 2018, na categoria “Buildings and Elements”. Este prémio de design, atribuído pelo German Design Council, é um dos prémios internacionais mais importantes para conceitos de design inovadores.

Segundo a equipa alemã do Design Award, “Esta distinção premeia a ambição da thyssenkrupp em aliar a função à forma, uma vez que o sistema MULTI não se limita a mover-se na vertical, mas também na horizontal. Esta tecnologia revolucionária reflete-se não só no design futurista da cabine, como também na icónica interface.”

O peso ultraleve do equipamento é o mais importante. As partes feitas de carbono pesam apenas 150kg. Em comparação, uma cabine feita de aço inoxidável pode pesar até 500kg, mesmo sem as cordas ou o contrapeso. Estabilidade, funcionalidade e a ausência quase total de limites de design são as principais vantagens deste tipo de construção ultraleve.

O sistema MULTI, que vem reinventar o elevador, surgiu da necessidade identificada pela thyssenkrupp de dar resposta à crescente urbanização e à construção em altura.

Através do MULTI é possível transformar os arranha-céus em cidades verticais, uma vez que este sistema funciona como um metro entre os edifícios. Em zonas com elevada densidade populacional a mobilidade eficiente não é um luxo, mas uma necessidade, o que faz do MULTI uma das inovações mais importantes no que respeita à mobilidade urbana, tornando as cidades um sítio cada vez melhor para se viver.

Atualmente, este elevador sem cabos está a ser testado na torre de testes da thyssenkrupp em Rottweil, na Alemanha. Em 2020, o primeiro MULTI vai ser instalado na Eastside Tower em Berlim.


 


Referências

Consulte as nossas referências
Ler mais