Planeamento

O POA (Plano Orçamental Anual) está organizado por processos, tem como linha de orientação a Visão, Missão, Valores e Politicas traçadas e contempla:

  • 1) os indicadores que permitem avaliar a conformidade do seu desempenho

    • objectivos operacionais - para cada processo;
    • objectivos de melhoria - gerais e por processo.
  • 2) os recursos necessários para a realização e monitorização dos mesmos

    • plano de investimentos;
    • plano social;
    • plano de formação.

É seguido através do desdobramento em planos parciais para os vários indicadores dos processos.

Existe um documento que compila e actualiza o ponto da situação dos vários indicadores referidos mensalmente. Para além disso estes planos são seguidos nas reuniões do Comité de Direcção.

São ainda realizados outros planos que complementam o POA, a saber:

  • plano de auditorias;
  • plano de calibração.

A evolução do POA no seu todo é formalmente acompanhada em períodos previamente definidos.

Qualquer um dos planos atrás referidos contempla as alterações previstas para a organização e em consequência para o SGQAS (Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança). Assim sendo está assegurado que a integridade do SGQAS se mantém mesmo quando existem alterações.